segunda-feira, 12 de março de 2012

Vendas X Finanças

É muito comum nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, nacionais ou multinacionais, LTDAS ou S/AS, quando não existe um Budget ou o mesmo não é eficiente, a existência de uma grande discussão entre as áreas de finanças e vendas.
Essa discussão é normal e fácil de entendermos, uma vez que, cada área visa otimizar seus resultados.
Os profissionais de finanças normalmente são conservadores, frios, calculistas e pragmáticos, muitas vezes rotulados como pessoas que só enxergam números, se esquecendo do ser humano.
Por outro lado, temos os profissionais de vendas, normalmente acelerados, agitados, tensos e pressionados por metas, agressivos e muitas vezes, interpretados como arrogantes.
Além disto, normalmente estão em jogo, grandes valores a serem pagos a título de bônus por objetivos alcançados, remunerações variáveis, comissões, etc...
Entendo que, as organizações, podem e devem avaliar a justiça e meritocracia. O Diretor de Vendas, tem a responsabilidade de estipular metas justas, agressivas, desafiadoras, alinhadas com os objetivos de crescimento da organização e, alinhada com a Diretoria Financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário