A ansiedade por resultados rápidos nas vendas, faturamento e lucratividade, pode acarretar em vários problemas a médio prazo.
Mesmo sob forte tensão e pressão, é necessário que exista um
planejamento para o desenvolvimento ou efetivação de uma parceria para venda de
algum produto.
Sem pleno domínio por parte dos profissionais de vendas, suporte
técnico, assistência técnica e marketing, vários problemas podem ocorrer.
Elenco alguns deles:
1) Marketing: Sem conhecer o produto, existe grande chance do
preço ser estipulado de forma incorreta.
P.S. Temos a missão na área comercial, de vender pelo preço máximo
que o cliente esteja disposto a pagar. Sem analise, qual a chance disto ser
feito de forma correta?
2) Ainda no marketing: Grande chance de erro na comunicação. Sem
conhecer o produto, como definir qual público alvo e, por conseguinte a melhor
estratégia de lançamento e divulgação do produto.
P.S. É claro que, as ações relacionadas ao Google ajudarão.
Todavia, outras ações devem ocorrer em paralelo.
3) Desperdício de energia dos profissionais de vendas, resolvendo
problemas de pós venda, uma vez que, não sabia ao certo o que estava
oferecendo.
4) Despesas relacionadas ao re-trabalho: Sem pleno domínio do que
está sendo oferecido, existe uma enorme possibilidade da equipe técnica ter de
retornar ao cliente para ajustes.
Cada vez que isto ocorre, é comum que, antes da área técnica ser
acionada, o cliente ligue esbravejando com o vendedor que o atendeu.
Prejuízos:
4.1) Tempo do vendedor, que deixa de focar geração de demanda
(missão para qual fora contratado);
4.2) Se esta situação ocorrer de forma sucessiva, desgastará o
vendedor que, pode ter sua produtividade comprometida no restante do dia;
4.3) Custos/despesas ´´invisíveis´´: É muito difícil mensurar o
custo/despesa gerados pelo re-trabalho.
Em alguns casos, dependendo do desconto necessário para fechar o
negócio, a venda se torna prejuízo.
Aí vem o dilema: se encerra a parceria, solicitando o produto de
volta, devolvendo valores já pagos ou assume este prejuízo em respeito ao
cliente que não tem culpa da falta de planejamento e organização de quem
vendeu?
Minha opinião: O cliente não pode ser responsabilizado pelas
falhas de quem vendeu.
4.4) Desgaste da imagem da empresa: Alguns especialistas em
relacionamentos com clientes, dão conta que, para cada um cliente que elogia ou
indica sua empresa à alguém, existem 5 que ´´falam mal´´ ou desabonam, nas
situação citadas.
4.5) Investimento para reconquistar um cliente: Normalmente é
muito mais dispendioso e desgastante, re-conquistar um cliente, se comparado às
ações para conquistar clientes.
Esta variável também deve ser analisada com cuidado!
Moral da história: Venda sem planejamento pode ser ainda pior que
vendas baixas.
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