quinta-feira, 22 de março de 2012

Os riscos da falta de planejamento no lançamento de algum produto.



A ansiedade por resultados rápidos nas vendas, faturamento e lucratividade, pode acarretar em vários problemas a médio prazo.

Mesmo sob forte tensão e pressão, é necessário que exista um planejamento para o desenvolvimento ou efetivação de uma parceria para venda de algum produto.

Sem pleno domínio por parte dos profissionais de vendas, suporte técnico, assistência técnica e marketing, vários problemas podem ocorrer.

Elenco alguns deles:

1) Marketing: Sem conhecer o produto, existe grande chance do preço ser estipulado de forma incorreta.
P.S. Temos a missão na área comercial, de vender pelo preço máximo que o cliente esteja disposto a pagar. Sem analise, qual a chance disto ser feito de forma correta?

2) Ainda no marketing: Grande chance de erro na comunicação. Sem conhecer o produto, como definir qual público alvo e, por conseguinte a melhor estratégia de lançamento e divulgação do produto.
P.S. É claro que, as ações relacionadas ao Google ajudarão. Todavia, outras ações devem ocorrer em paralelo.

3) Desperdício de energia dos profissionais de vendas, resolvendo problemas de pós venda, uma vez que, não sabia ao certo o que estava oferecendo.

4) Despesas relacionadas ao re-trabalho: Sem pleno domínio do que está sendo oferecido, existe uma enorme possibilidade da equipe técnica ter de retornar ao cliente para ajustes.
Cada vez que isto ocorre, é comum que, antes da área técnica ser acionada, o cliente ligue esbravejando com o vendedor que o atendeu.
Prejuízos:
4.1) Tempo do vendedor, que deixa de focar geração de demanda (missão para qual fora contratado);
4.2) Se esta situação ocorrer de forma sucessiva, desgastará o vendedor que, pode ter sua produtividade comprometida no restante do dia;

4.3) Custos/despesas ´´invisíveis´´: É muito difícil mensurar o custo/despesa gerados pelo re-trabalho.
Em alguns casos, dependendo do desconto necessário para fechar o negócio, a venda se torna prejuízo.

Aí vem o dilema: se encerra a parceria, solicitando o produto de volta, devolvendo valores já pagos ou assume este prejuízo em respeito ao cliente que não tem culpa da falta de planejamento e organização de quem vendeu?
Minha opinião: O cliente não pode ser responsabilizado pelas falhas de quem vendeu.

4.4) Desgaste da imagem da empresa: Alguns especialistas em relacionamentos com clientes, dão conta que, para cada um cliente que elogia ou indica sua empresa à alguém, existem 5 que ´´falam mal´´ ou desabonam, nas situação citadas.

4.5) Investimento para reconquistar um cliente: Normalmente é muito mais dispendioso e desgastante, re-conquistar um cliente, se comparado às ações para conquistar clientes.

Esta variável também deve ser analisada com cuidado!

Moral da história: Venda sem planejamento pode ser ainda pior que vendas baixas.

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