sábado, 10 de março de 2012

Em tempos de crise, você demite vendedores?

Sua empresa atravessa um momento de queda nas nas vendas.
O corpo de gestores, após analise criteriosa, identifica que, se trata de fatores externos.
Todavia, cada gestor defende seu setor e seus comandados e, solicitam corte na área comercial, justificada pela queda nas vendas.
Penso que, se ficar evidenciado comprometimento da equipe de vendas, não se deve demitir ninguém.
Pelo contrário, cabe ao Gestor Comercial, definir nova estratégia, traçar o planejamento, buscar novos mercados e, retomar o rumo do crescimento.

6 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo: se o time de vendas está realmente comprometido, será então justamente esta equipe que terá maiores possibilidades de reverter o quadro e elevar os números. Entendo que uma medida desta pode colocar a empresa em um ciclo perigoso de encolhimento, pois preocupa-se mais em cortar gastos do que em aumentar receita.

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  2. Sabemos que na sua empresa não funciona bem assim, ao primeiro sinal de crise, o primeiro ato é juntar os gestores e fazerem listinhas de dispensas, ai acabam ficando sempre o puxa saco, o antigo de casa, o politico, e quem roda são os estagiários, estes mesmos que compõem 95% de sua empresa e assumem responsabilidades sem preparo algum e com um salario digno de bolsa família.Não adianta manter sua equipe de vendas que por sinal não tem treinamento e preparado adequado porque não sabem o minimo sobre os produtos da própria empresa, e enxugarem setores que carregam sua empresa nas costas, isso se dá por você ser um diretor comercial, e isto faz com que você enxergue as vendas mas tira sua visão sobre áreas técnicas, sendo estas as mais desfalcadas na crise.Sua empresa só sera grande quando pensar grande, pago salario descente, dê treinamento descente, e eduque seus funcionários para que percam menos tempo com namorinhos, facebook e msn.

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    1. Caro ExVendedor,
      Muito obrigado por colaborar com suas críticas construtivas.
      Caso queiras se identificar e conversar melhor sobre estes assuntos, estou a disposição!
      De ante mão, reitero minha gratidão por colaborar com o processo democrático, proposto pelo Blog.

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  3. Você está muito parecido com o Mr. Bean na foto do blog!

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  4. Eu acredito que quando o time de vendas esta bem estruturado/motivado a equipe não irá permitir que a situação de crise se estenda. Sobre o comentário do ExVendedor: Eu já fui estagiária na empresa e cresci muito profissionalmente e acredito que hoje o mercado funciona dessa forma para o estudante, estagiando é o momento que temos para aprender, absorver conhecimentos das pessoas mais experientes da empresa e lidar com os obstáculos, quando entrei na área comercial não tinha experiência alguma e hoje posso lidar com os clientes seja para vendas ou situações adversas.

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  5. Carolina, seus discurso esta equivocado, empresa séria treina e capacita o estagiário, já a Trix, joga na fogueira, e usa o estagiário como mão de obra barata, hoje não sei como andam as coisas na sua empresa, pelo que apurei esta na mesma, mas tanto você como seus colegas de vendas tinham apenas o conhecimento básico, alias, muito básico sobre os produtos e isso não passa a menor credibilidade para o cliente, agora uma coisa é certa, você com certeza aprendeu a ter um belo jogo de cintura com clientes, porque o que mais a Trix faz é dar desculpas e tentar encobrir erros.

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