sábado, 17 de março de 2012

A importância do CRM para os profissionais de vendas

Como costumo dizer às equipes de vendas que comando, o cliente é o principal ativo de uma empresa.

Os profissionais de vendas, tem a missão de conquistar e manter estes clientes. Logo, podemos concluir a importância da área comercial para o sucesso de qualquer empresa.

Existem alguns aliados, importantes, para os profissionais de vendas conquistarem seus objetivos.

Falerei um pouco, sobre um deles..., CRM (Customer Relationship Management):

CRM é um software, que, bem alimentado, fornece, de forma organizada, as informações sobre os clientes nele imputadas.

Deve ser simples de navegar, preencher e pesquisar. Os preços variam bastante, tal como a oferta, hoje, muito atraente, devido a quantidade de empresas que atuam neste setor.

Antes de escolher seu CRM, avalie bem, levando em consideração a flexibilidade do prestador de serviços, em realizar alterações ou implementações no sistema, aderentes as peculiariedades de sua empresa e, seu modelo de gerir o processo de vendas.

É muito importante as pessoas responsáveis por alimentar este sistema, conhecerem sobre seus clientes, tal como: área de atuação, principais concorrentes, principal produto, perfil de clientes, porte (pequena, média ou grande), segmento de atuação (indústria, comércio, serviço, varejo, automotivo, instituição financeira, etc...).

Além disto, é fundamental conhecer sobre seus contatos dentro da empresa, como por exemplo: cargo/função e importância no processo decisório (influenciador ou decisor).
No que se refere a informações pessoais, é importante saber: idade, estado cívil, nome do(a) cônjuge, filhos (idades), hobbies, etc...

Com todas estas informações alimentadas/inseridas de forma correta, o profissional de vendas terá um grande ponto de apoio para buscar informações atualizadas, facilitando sua missão de estreitar relacionamentos, estando presente no dia a dia do seu cliente.

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