terça-feira, 13 de março de 2012

A importância do Lead e Pipeline (Fúnil de Vendas)

Não existe mais espaço para amadorismo. O profissional de vendas deve tomar cuidado para não cair na vala comum, de achar que, apenas sua capacidade de ´´marcar presença´´, numa reunião basta, para obter resultados positivos a médio e longo prazos.
A Gestão de leads ou pipeline, deve ser feita diariamente pelo gestor de negócios, Key Account ou Vendedor, de ponta!
Esta auto-gestão, com disciplina e organização, dinamiza sobremaneira a reunião periódica com o Gestor Comercial e/ou Diretor Comercial, para analise do seu funil de vendas(pipeline).
Lead ou Pipeline(Funil de Vendas), oferece ao gestor de negócios, a possibilidade de analisar sua carteira, em relação as propostas enviadas.
1) Existe concentração de produtos, clientes ou região?
2) Previsão de fechamento das vendas: Qual expectativa no mês corrente e próximos meses?
3) Avaliação das chances: Qual porcentual de: Grandes chances, médias e pequenas?
4) Taxa de conversão: Em média, qual porcentual dos leads, são convertidos em vendas?
4.1) Exemplo: Meta R$100.000. Se a taxa de conversão média dos leads em pedidos fechados for de 10%, esta careira deve ter leads, com grandes chances de fechamento no mês corrente, cuja somatória seja ao menos R$1.000.000.

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