sexta-feira, 23 de março de 2012

Não existe mais espaço para tirador de pedidos!

Foi se o tempo em que bastava para um profissional de vendas, ser apenas comunicativo, extrovertido e carismático. ´´Naquele mundo´´ a concorrência era menor, não existia a febre virtual, vivida nos dias de hoje e, os grandes players internacionais não nos enxergavam como hoje... (existiam poucas empresas competindo no Brasil).

No atual mundo coorporativo, para um profissional de vendas obter sucesso, além das características acima citadas, é fundamental ser um especialista nos produtos e/ou serviços que sua empresa oferece, bem como no mercado em que compete.

É fundamental conhecer o posicionamento de mercado dos concorrentes, suas principais características, pontos fortes e fracos.

Se torna essencial ao profissional de vendas, ser um consultor do seu cliente. Tirando dúvidas, sugerindo, opinando, esclarecendo, aconselhando e, fundamental, entendo do seu negócio. (quem é o cliente do meu cliente? Como meu produto e/ou serviço colabora para a excelência da relação entre meu cliente e, seu cliente?)

Para finalizar, é vital que o profissional de vendas planeje a melhor estratégia de abordagem (approach), comunicação e, venda dos seus diferenciais, levando em conta as características da empresa e da pessoa com quem irá interagir.

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