quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A importância dos indicadores de performance

Como é bom quando a meta de vendas é atingida, não é mesmo?

O gestor comercial sai satisfeito, orgulhoso e com a sensação do dever cumprido.

De todo modo, é fundamental para garantir este bom desempenho nos próximos meses, o gestor ter indicadores de performance bem definidos e analisa-los com cuidado e critério, independente da meta ser conquistada.

Algusn indicadores de performance de vendas:

* Previsto X Realizado por setor comercial;
* Previsto X Realizado por vendedor;
* Previsto X Realizado por produto;
* Previsto X Realizado por Região do país;
* Previsto X Realizado por Estado;
* Previsto X Realizado por Cidade;
* Comparativo de volume (valor e quantidade dos principais produtos), mês X mês anterior X mesmo mês do ano anterior;
* Comparativo de volume (valor e quantidade dos principais produtos), período do ano vigente X mesmo período do ano anterior;
Preço médio por produto X mês anterior X mês do ano anterior X período do ano vigente X período do ano anterior e;
* Margem de lucro por vendedor e produto e;
* Custo do vendedor X suas vendas X seu faturamento X margem de lucro do seu faturamento.

Não adianta a meta ser atingida sem qualidade, visto que, as empresas devem buscar crescimento continuo e sustentável, por isso, o gestor comercial não deve abrir mão de analisar com critério e atenção estes indicadores.

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