Estes são:
Leads concluídos como ´´
venda perdida ´´: É importante saber o motivo, que pode ser: preço, prazo
de entrega, características do produto, proximidade do cliente com o
concorrente, falta de conhecimento do gerente de negócios sobre o produto
ofertado, etc...
Leads inseridos na
semana: Reforço a importância de reuniões semanais com os gerentes de
negócios, para manter sempre atualizados os leads.
Deste modo, é importante analisar a produção da semana
anterior para esta. Quantos leads foram inseridos? Qual ticket médio? Quais
produtos envolvidos? Quais probabilidades de sucesso?
Ciclo de vendas:
Vale ressaltar que, existem variações, em especial nas vendas de serviço, mas
em média, o ciclo de vendas de produtos/projetos, gira em torno de 30 dias.
Com isto, ´´ mastigue ´´ os números para entender qual seu
ciclo de vendas e, coloque foco nos leads inseridos no período equivalente.
Produto envolvido:
Além de dar ênfase ao ciclo de vendas, coloque os holofotes sobre os produtos
envolvidos. Despenda energia nos produtos de maior margem de contribuição e
lucratividade.
Em suma, não se prenda apenas aos modelos de pipeline dos
livros ou artigos, como este. Os leve, sempre, em consideração, mas estude as
características da sua empresa, entenda as peculiaridades do seu mercado e some
agregue conhecimentos.
Certamente esta somatória o fará refletir sempre, ajustar o
foco e aumentar as vendas, com maior margem de contribuição e lucro.
Parabens pelo seu blog Daniel... Quanto ao acompanhamento de leads é muito importante, principalmente para saber o motivo das "vendas perdidas" e se trabalhar nisso. Na EMotta Sistemas estamos fazendo este acompanhamento já a alguns meses e com excelente resultado.
ResponderExcluirGrande abraço e mais uma vez parabens pelo Blog.
Eduardo Motta