segunda-feira, 3 de junho de 2013

O fenômeno do fechamento!!

Caros gestores comerciais, vocês já se questionaram do porque das grandes vendas nos últimos dias do mês?

Fiz uma espécie de pesquisa informal, com amigos, importantes gestores em suas empresas e, o resultado foi o esperado!

Todos responderam que convivem com a ´´síndrome do fechamento´´!!!!

Já tentaram várias alternativas, aplicaram diversas fórmulas, mas obtiveram pouco êxito.

Tais tentativas foram desde alterar o fechamento para o 3º ou 5º dia do mês, passando por aumentar a comissão ou bonificação por vendas no ´´intra-mês´´.

Faz alguns anos, que implementei uma política comercial, com determinação e repetição e, temos colhido bons frutos.

Não mexi em comissão ou prêmio, apenas dividi o fechamento em 03 terços.

T1 vai de 1 a 10, T2 de 11 a 20 e T3 de 21 a 30 (31).

Além disto, todos os gerentes de negócios, apesar de receberem seu objetivo no inicio do mês, são convidados a informar quanto venderão no mínimo e no máximo no Terço que se iniciará.

Confronto estes valores com o objetivo estipulado pela empresa, avaliando se existe aderência.

Com o passar dos meses, os colaboradores entendem o espírito e são bastante contributivos.

Hoje, posso afirmar que, em via de regra, os valores são bastante coerentes...

Cada final de terço trás consigo uma tensão natural de fechamento, exigindo de todos empenho, dedicação e comprometimento com os números informados, sempre alinhados com os objetivos da empresa.

O resultado prático, mostra, com o passar do tempo, uma divisão bastante próxima entre os Terços.

De 2009 até agora, o T3 ou 3º e último terço, período do fechamento, representa 35%, contra 32,5% dos Terços 1 e 2 (T1 e T2).

Praticamente um empate técnico.

Há 6 anos atrás, a empresa não entendia o porque da grande concentração nos últimos dias e, acreditava que não era possível alterar este panorama.

Como tudo, com planejamento, empenho, dedicação, repetição e envolvimento do time, é possível SIM!!

Sucesso, bons negócios e meses lineares!




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