quinta-feira, 6 de junho de 2013

Apure o Pipeline e colha bons frutos!!

Pipeline ou funil de vendas é o termos que se dá aos leads (oportunidades de negócios), cadastrados no sistema de gestão comercial.

Nota: Se você não tem esta ferramenta a disposição em seu sistema, não deixe de fazer a gestão do Pipeline por conta disto.

Utilize o excel, como ferramenta paliativa.

Este exemplo nos remete a uma máxima importante para os gestores... `` O ótimo é inimigo do bom´´

Ótimo seria ter um sistema de gestão, que permitisse inserir os leads e administrar o Pipeline.

Se isto não é possível, por hora, não se frustre, não deixe de fazer esta importante gestão.

Crie uma planilha no excel, contendo as informações necessárias, tais como:

* Nome do cliente;
* Contato;
* Telefone;
* Interesse (produto, serviço, solução, etc);
* Valor envolvido;
* Data agendada para follow up;
* Data prevista para fechamento;
* Probabilidade de chance (pequena, média ou grande);
* Canal de vendas envolvido (no caso de vendas através de Canais, parceiros, revendas, etc);
* Observações/Comentários.

Através do sistema ou do excel, uma vez por semana, chame os profissionais de vendas (vendedores, consultores, gerentes de negócios, key-accounts, etc), para a reunião de PIPELINE OU FÚNIL DE VENDAS.

Valide as informações do sistema ou planilha (excel) e, peça que tragam os leads com grandes chances para fechamento no mês corrente e seguinte.

A somatória dos leads com grandes chances, com o que já foi vendido, projeta o número do mês.

O total do mês seguinte, trás uma boa ideia do que será vendido e, por tanto, deve ser produzido.

Toda semana os profissionais de vendas trazem seus leads com grandes chances de fechamento e, o gestor questiona os leads informados na semana anterior.
Foram fechados?
Perdidos? Por qual motivo?
Serão fechados dentro do mês corrente?
Foram alterados para o mês seguinte?

Esta gestão bem feita, bem afinada e ´´religiosa´´, oferece ao gestor informações fiéis, confiáveis e apuradas sobre as vendas (valores e produtos).

Com isto, é possível manter os setores de suprimentos e produtivo sempre informados e atualizados do que acontecerá, como devem se comportar e planejar a produção.

Envolvimento, informação, comprometimento e gestão!!

Boas vendas, sucesso!!

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