sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Qual o melhor período para dar férias aos seus vendedores?!?!

Dizer que existe uma grande diferença no pensamento de empresários e colaboradores, seria chover no molhado ou até um pleonasmo.

Contudo, enxergo uma grande falha nas empresas de pequeno e médio portes, bem como, de gestores comerciais, do mesmo segmento.

Há muito tempo, reflito e analiso a cidade de São Paulo, nas emendas de feriado, bem como, na segunda quinzena de dezembro.

Noto uma cidade completamente diferente.

Falando sobre emenda de feriados, percebo um trânsito tranqüilo, calmo e silencioso. Os restaurantes sem fila de espera, garçons mais atenciosos e sorridentes.
Os estacionamentos de Supermercados e Shopping´s Center´s, com vagas disponíveis, lojas tranqüilas e, vendedores com possibilidade de prestar um bom atendimento, além de sedentos por boas vendas e comissões.

Uma delícia de cidade nestas datas!!

No que se refere a segunda quinzena de dezembro, percebo um trânsito menos carregado, porém, ainda grande, sobretudo, se comparado as emendas de feriados.

Todavia, este trânsito se deve a pessoas já em férias, passeando, colocando as consultas médicas em dia e realizando as compras de Natal.

Em regra, sempre me refiro desta forma nos textos, pois acredito, respeito e considero exceções..., considero ideal para os vendedores e empresas que, as emendas de feriados sejam concedidas e descontadas das férias, bem como, as duas últimas semanas de dezembro, sejam reservadas para o restante delas.

Caso restem alguns dias, podem ser gozados nos primeiros dias do mês, do ano que se inicia.

Neste período, os assistentes ficam a disposição de algum eventual ´´pedido milagroso´´ de ´´última hora´´.

Já os vendedores podem viajar ou curtir uma cidade mais tranqüila e repleta de possibilidades nas emendas, bem como, desfrutar da família e amigos no período das festas de final de ano.

Sob a ótica da empresa, vejo um ledo engano de quem matem todo seu exercito, apostando nos pedidos milagrosos de final ano.
Normalmente eles não existem, são lendas ou exceções, nos vários anos de vida da empresa.

É mais provável a empresa perder oportunidades, no período do ano mais ativo, tendo vendedores de férias, se comparado as emendas de feriado e final de ano, que, caso tenha necessidade(negócios), pode funcionar em regime de plantão.

Desta forma, os vendedores estão a todo vapor, quando o mercado está ativo, comprador, aberto a negociar, receber ligações, visitas e propostas.

Vale ressaltar que o texto se refere as industrias, comércio e distribuidores de produtos não relacionados a consumo, cuja sazonalidade é exatamente este período.

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