quarta-feira, 2 de maio de 2012

É válido pagar prêmio se a empresa tiver prejuízo contábil?

Lucro ou Prejuízo contábil se diferem do caixa da empresa. Não tem a ver com saldo positivo ou negativo. Tão pouco se a empresa aplica ou toma recursos no mercado financeiro.

Lucro ou prejuízo contábil de um determinado período (normalmente se apura mensalmente) é: do faturamento se deduz as obrigações e despesas, chegando no resultado de lucro ou prejuízo.

É possível a empresa ter lucro contábil e, ser tomadora de recursos financeiros. Bem como o inverso, ter prejuízo contábil e saldo positivo nas instituições financeiras.

O tema gera uma importante discussão conceitual, onde os gestores devem estar com a mente aberta para defender seu ponto de vista e, escutar o dos demais.

Alguns se baseiam apenas no resultado da empresa e/ou no fluxo de caixa.

Se gera resultado, paga-se prêmio. Se não... ESQUEÇA!

Se tem dinheiro no caixa, paga-se prêmio. Se não... ESQUEÇA!

Imagine, tomar recursos em instituições financeiras para pagar prêmio?!?! Isto é uma heresia!!

Outros defendem que ´´uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa´´...

Traduzindo: Não deve haver relação entre resultado contábil e situação de caixa, para pagar prêmio.

Minha opinião: ´´Se as vendas foram realizadas dentro da política de preços e descontos da empresa, definidas por gestores competentes e com autonomia, qual relação o profissional de vendas tem com o resultado contábil e/ou com o fluxo de caixa da companhia??´´

Justiça e ´´meritocracia´´ devem ser intrínsecos na forma de pensar e agir dos gestores modernos.

Idem para tratar de forma diferente os desiguais.

Se o profissional de vendas atinge os objetivos impostos pela empresa e, a mesma não atinge os seus, deve ser observado onde estão as falhas. Pode ser na formação do preço (custo do produto mal especificado), definição da meta de vendas ou da política de preços e descontos, quem sabe no atendimento de demanda (gestão de suprimentos, produção, qualidade dos produtos e/ou serviços) ou talvez vários destes pontos juntos.

De toda sorte, os problemas devem ser encarados com profissionalismo e atitude. É muito simplista, míope e perigoso, deixar de pagar prêmios de vendas, quando o correto seria acender os holofotes e colocar o dedos na verdadeira ferida.

Sendo firme, enérgico, pontual e ágil na resolução dos verdadeiros problemas.

Por fim. Apenas acabando com prêmio de vendas, é possível aumentar ainda mais os problemas, uma vez que, os reais não foram resolvidos e, agora soma-se a eles a desmotivação dos profissionais de vendas, somada a perda dos que mais geram resultados.

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