Lucro ou Prejuízo contábil se diferem do caixa da
empresa. Não tem a ver com saldo positivo ou negativo. Tão pouco se a empresa
aplica ou toma recursos no mercado financeiro.
Lucro ou prejuízo contábil de um determinado período
(normalmente se apura mensalmente) é: do faturamento se deduz as obrigações e
despesas, chegando no resultado de lucro ou prejuízo.
É possível a empresa ter lucro contábil e, ser tomadora
de recursos financeiros. Bem como o inverso, ter prejuízo contábil e saldo
positivo nas instituições financeiras.
O tema gera uma importante discussão conceitual, onde os
gestores devem estar com a mente aberta para defender seu ponto de vista e,
escutar o dos demais.
Alguns se baseiam apenas no resultado da empresa e/ou no
fluxo de caixa.
Se gera resultado, paga-se prêmio. Se não...
ESQUEÇA!
Se tem dinheiro no caixa, paga-se prêmio. Se não...
ESQUEÇA!
Imagine, tomar recursos em instituições financeiras para
pagar prêmio?!?! Isto é uma heresia!!
Outros defendem que ´´uma coisa é uma coisa e outra
coisa é outra coisa´´...
Traduzindo: Não deve haver relação entre resultado
contábil e situação de caixa, para pagar prêmio.
Minha opinião: ´´Se as vendas foram realizadas dentro da
política de preços e descontos da empresa, definidas por gestores competentes e
com autonomia, qual relação o profissional de vendas tem com o resultado
contábil e/ou com o fluxo de caixa da companhia??´´
Justiça e ´´meritocracia´´ devem ser intrínsecos na
forma de pensar e agir dos gestores modernos.
Idem para tratar de forma diferente os
desiguais.
Se o profissional de vendas atinge os objetivos impostos
pela empresa e, a mesma não atinge os seus, deve ser observado onde estão as
falhas. Pode ser na formação do preço (custo do produto mal especificado),
definição da meta de vendas ou da política de preços e descontos, quem sabe no
atendimento de demanda (gestão de suprimentos, produção, qualidade dos produtos
e/ou serviços) ou talvez vários destes pontos juntos.
De toda sorte, os problemas devem ser encarados com
profissionalismo e atitude. É muito simplista, míope e perigoso, deixar de pagar
prêmios de vendas, quando o correto seria acender os holofotes e colocar o dedos
na verdadeira ferida.
Sendo firme, enérgico, pontual e ágil na resolução dos
verdadeiros problemas.
Por fim. Apenas acabando com prêmio de vendas, é
possível aumentar ainda mais os problemas, uma vez que, os reais não foram
resolvidos e, agora soma-se a eles a desmotivação dos profissionais de vendas,
somada a perda dos que mais geram resultados.
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